QUANDO A CRIANÇA SE ENCONTRA NA HIPÓTESE PRÉ-SILÁBICA DE
ESCRITA PODEMOS TRABALHAR AS SEGUINTES ATIVIDADES:
ESCRITA PODEMOS TRABALHAR AS SEGUINTES ATIVIDADES:
- Desenhar e escrever o que desenhou;
- Usar o nome em situações significativas: marcar atividades, objetos,
utilizá-Io em jogos, bilhetes, etc;
- Ouvir leitura feita diária pela professora e poder recontá-Ia;
- Ter contato com diferentes portadores de textos;
- Freqüentar a biblioteca, banca de jornais, elc;
- Reconhecer e ler o próprio nome em situações significativas: chamadas,
jogos, etc;
jogos, etc;
- Conversar sobre a função da escrita;
- Utilizar letras móveis para pesquisar nomes, reproduzir o próprio nome ou
dos amigos;
dos amigos;
- Bingo de letras;
- Produção oral de histórias;
- Escrita espontânea;
- Textos coletivos tendo o professor como escriba;
- Aumentar o repertório de letras;
- Leitura dos nomes das crianças da classe, quando isto for significativo.
- Comparar e relacionar palavras;
- Produzir textos de forma não convencional;
- Identificar personagens conhecidos a partir de seus nomes, ou escrever
seus nomes de acordo com sua possibilidade;
- Recitar textos memorizados: parlendas, poemas, músicas, etc;
- Atividades em que seja preciso reconhecer a letra inicial e a letra final;
- Atividades que apontem para a variação da quantidade de letras;
- Completar palavras usando a letra inicial e final;
- Escrita de listas em que isto tenha significado: listar o que usamos
na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.
na hora do lanche, o que tem numa festa de aniversário, etc.
Algumas sugestões de atividades para o nível pré-silábico:
★ Liste o nome de todas as crianças no quadro ou em cartazes.
★ Faça com que cada aluno identifique seu nome e, depois,
o de cada colega, para que eles percebam que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa.
o de cada colega, para que eles percebam que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa.
★ Classifique os nomes pelo som inicial, em ordem alfabética
ou em galerias ilustradas com retratos ou desenhos.
★ Crie e aplique jogos com nomes (dominó, memória,
boliche, bingo etc.).
★ Peça para a criançada fazer a contagem das letras e o
confronto dos nomes.
★ Confeccione junto a eles gráficos de colunas com
os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).
os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).
★ Repita essas mesmas atividades, utilizando palavras
do universo dos alunos, tais como rótulos de
produtos ou recortes de revistas (propagandas, títulos,
palavras conhecidas etc.).
do universo dos alunos, tais como rótulos de
produtos ou recortes de revistas (propagandas, títulos,
palavras conhecidas etc.).
★ Após desenvolver esse trabalho em sala de aula,
aplique essas sugestões durante a sondagem.
Muito bom! Obrigada, vai ajudar bastante :)
ResponderExcluirmuito uteis,tanto as dicas como as atividades!Obrigada!
ResponderExcluir