A Apostila para o Concurso Prefeitura de Atibaia foi atualizada com base no edital nº 01/2014 publicado recentemente o que torna o seu conteúdo atual e relevante.
O material conta com simulados que seguem a linha de avaliação da banca examinadora do concurso (Fundação VUNESP). Desta forma, você já fica familiarizado com a estrutura de prova.
Esta é a sua chance de começar a estudar o quanto antes e garantir uma vaga no Concurso Prefeitura de Atibaia.
Mais Informações sobre o Concurso:
Vagas: 50
Inscrições: até 16 de setembro
Salário: R$ 2.310,82
Taxa de Inscrição: R$ 87,00
Provas: 16 de novembro
Este concurso está oferecendo 274 vagas para caragos de todos os níveis de escolaridade. Os salários podem chegar a R$ 9.983,29 para jornadas de trabalho que variam de 20 a 44 horas semanais.
CONTEÚDOS DA APOSTILA:
LÍNGUA PORTUGUESA
- Leitura e interpretação de diversos tipos de textos (literários e não literários)
- Sinônimos e antônimos .
- Sentido próprio e figurado das palavras
- Pontuação
- Classes de palavras: substantivo, adjetivo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção: emprego e
- sentido que imprimem às relações que estabelecem
- Concordância verbal e nominal
- Regência verbal e nominal
- Colocação pronominal
- Crase.
MATEMÁTICA
- Operações com números reais. Mínimo múltiplo comum e máximo divisor comum. Potências e raízes
- Razão e proporção
- Porcentagem
- Regra de três simples e composta
- Média aritmética simples e ponderada
- Juro simples
- Equação do 1.º e 2.º graus. Sistema de equações do 1.º grau
- Relação entre grandezas: tabelas e gráficos
- Sistemas de medidas usuais
- Geometria: forma, perímetro, área, volume, ângulo, teorema de Pitágoras
- Raciocínio lógico.
- Resolução de situações-problema
CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS
- Concepções de Educação e Escola
- A concepção de Educação e do cuidar na Educação Infantil
- Teorias do conhecimento, do desenvolvimento e da aprendizagem em suas diferentes abordagens e concepções pedagógico-metodológicas.
- Tendências educacionais na sala de aula: planejamento, currículo, regimento, metodologias, projetos e avaliação .
- Projeto político-pedagógico
- A unidade educacional como espaço de formação continuada e de aperfeiçoamento profissional voltado para a qualificação da ação docente
- Interdisciplinaridade e temas transversais
- Função social da escola e o compromisso social do educador
- O ser educador: a pessoa do professor no processo de ensinar e de aprender
- Gestão democrática
- A diversidade como princípio para a formação de valores democráticos
- Educação inclusiva.
- Alfabetização e Letramento: o desenvolvimento da competência leitora e os saberes escolares nas diversas áreas de conhecimento
- Matemática nos Anos Iniciais.
LEGISLAÇÃO
- BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 e suas alterações
- BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei n.º 8.069 de 13 de Julho de 1990
- BRASIL. Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional. Lei n.º 9.394 de 20 de Dezembro de 1996 e suas alterações.
- BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica
- Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos
- Parecer CEB n.º 11 de 10 de Maio de 2000
- BRASIL. MEC. Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental
- Parecer CNE/CEB N.º 04/1998
- BRASIL. Lei n.º 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 10 de janeiro de
- 2003
- Lei 9.795 / 1999, que dispõe sobre a educação ambiental e institui a Política Nacional de Educação Ambiental.
- Lei n.º 10.098/94 - Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências
- Resolução CNE/CP n.º 01/04 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-
- Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro- Brasileira e Africana
- Resolução CNE/CEB n.º 03/10 – Define Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos .
- Resolução CNE/CEB n.º 04/10 – Define Diretrizes Gerais para Educação Básica
- Resolução CNE/CEB n.º 07/10 – Define Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Fundamental.
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