BIBLIOGRAFIA
GERAL
- Publicações Institucionais
SÃO PAULO (SP).
Secretaria Municipal de Educação. Educação: fazer e aprender na
cidade de São Paulo. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2008.
(pag.1
a 15) (pag
16 a 71) (pag.72
a 117) (pag.118
a 151) (pag.
152 a 240)
SÃO PAULO (SP).
Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação
Técnica. Guia de planejamento e orientações didáticas para o
professor do Ciclo I São Paulo: SME/DOT, 2008. (2º
ano - Volume
1 e Volume
2) (3º ano
- 1ª
parte - 2ª
parte ) - (4º
ano - Português
- Matemática )
SÃO PAULO (SP).
Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação
Técnica. Projeto Intensivo do Ciclo 1 - Livro do aluno e livro do
professor. São Paulo: SME/DOT, 2008.
3º
ano - Livro do aluno -
Português
- Matemática
Livro
do professor
4º
ano - Livro do aluno (
volume
1 - volume
2 - volume
3)
Livro do professor ( volume
1 - volume
2 - volume
3)
SÃO PAULO (SP).
Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação
Técnica. Projeto Toda Força ao 1º ano – TOF. São Paulo:
SME/DOT, 2008. (1º ano - Volume
1, Volume
2 e Volume
3).
2.
Legislação
Legislação
Federal
Resolução
CNE/CEB nº 01/99 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais
para a Educação Infantil.
Legislação
Municipal
BIBLIOGRAFIA ESPECIFICA: TODO MATERIAL RESUMIDO
DOS AUTORES, SEGUNDO O EDITAL, DISPONIVÉL AQUI:
http://pt.scribd.com/doc/230467620/CONHECIMENTOS-ESPECIFICOS
BIBLIOGRAFIA ESPECÍFICA
1. Gestão Escolar
a) Projeto pedagógico
PERRENOUD, Philippe. O trabalho em equipe
pedagógica : resistências e mecanismos. In: . Ensinar: agir na
urgência, decidir na incerteza. Porto Alegre : Artmed, 2001. cap. 5,
p. 115-134.
b) Unidade Educacional como espaço de formação
OLIVEIRA-Formosinho, Júlia. O desenvolvimento
profissional das educadoras de infância: entre os saberes e os
afetos, entre a sala e o mundo. In: MACHADO, Maria Lucia de A.
(Org.). Encontros e desencontros em educação infantil. São Paulo:
Cortez, 2002. p. 133 a 167.
c) Processo de Avaliação
HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma
prática em construção da pré-escola à universidade. Porto
Alegre: Mediação, 2003
d) O cotidiano escolar
HOFFMANN, Jussara; SILVA, Maria Beatriz G. da Ação
Educativa na Creche. Porto Alegre: Mediação, 1995.
2. Currículos e Programas
a) Saberes e práticas
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. O conhecimento enquanto
rede de significações. In: .
Educação infantil : fundamentos e métodos. São
Paulo : Cortez, 2002. cap. XVI, p. 213-222.
b) Desenvolvimento da competência leitora
AUGUSTO, Silvana. Alfabetização inicial : um
mundo a descobrir através das letras. In: SÃO PAULO (SP).
Secretaria de Educação. Educação : fazer e aprender na cidade de
São Paulo. São Paulo: Fundação Padre Anchieta, 2008. p. 186-195.
BIBLIOGRAFIA ESPECIFICA: TODO MATERIAL RESUMIDO
DOS AUTORES, SEGUNDO O EDITAL, DISPONIVÉL AQUI:
http://pt.scribd.com/doc/230467620/CONHECIMENTOS-ESPECIFICOS
LERNER, Délia. É possível ler na escola ?. In:
_______________. Ler e escrever na escola : o real, o possível e o
necessário. Porto Alegre : Artmed, 2002. cap. 4, p. 73-102.
c) Organização dos conteúdos de aprendizagem
HORN, M. da Graça Souza. Sabores, sons, cores,
aroma: a organização dos espaços na Educação Infantil Porto
Alegre: Artmed, 2003.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. O desenvolvimento da
motricidade, da linguagem e da cognição. In: . Educação infantil
: fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. cap. IX, p.
145-156.
OLIVEIRA, Zilma Ramos de. A organização de
atividades culturalmente significativas. In: . Educação infantil :
fundamentos e métodos. São Paulo : Cortez, 2002. cap. XVII, p.
223-242.
d) Educação básica
LERNER, Délia. Apontamentos a partir da
perspectiva curricular. In: ______________. Ler e escrever na escola
: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre : Artmed, 2002.
cap. 3, p.53-72.
3. Educação e sociedade
a) Sociedade educação e culturas
ROGERIO, Cristiane. Bebês do Brasil: fotos e
histórias de 27 crianças que mostram a cara do Brasil. São Paulo:
Globo, 2007.
b) Cidadania no mundo globalizado
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do
pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record,
2001.
BIBLIOGRAFIA ESPECIFICA: TODO MATERIAL RESUMIDO DOS AUTORES, SEGUNDO O EDITAL, DISPONIVÉL AQUI: http://pt.scribd.com/doc/230467620/CONHECIMENTOS-ESPECIFICOS
bom
ResponderExcluirUau! Muito bom! Obrigada!!!
ResponderExcluirNão é uma bibliografia de CEI, mas de fundamental 1. Não tem como citar que é CEI neste caso. A PEI precisa saber de outros autores, é educação infantil, pensem em creche pelo menos.
ResponderExcluirOi, não consegui baixar a apostila SINDICATO DOS PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS MUNICIPAIS DE SÃO PAULO, pode enviar no e-mail?
ResponderExcluir