1)Conforme afirma a Prof. Selma Rocha, a unidade educacional é:
a) um espaço onde se promove a aprendizagem.
b) um espaço onde dialogam o currículo e a aprendizagem, com a participação dos professores
c) um espaço de criação e recriação da cultura.
d) um espaço de gestão recuperação da cultura.

2. Segunda a  palestra Cultura Escolar e Formação Ética proferida pelo Professor Doutor José Sérgio Fonseca de Carvalho podemos afirmar que:

I – O relaxamento do lazer é uma função produtiva, enquanto scholé é uma contradição da lógica da produção. Portanto, no seu formato fundacional, a escola era uma negação do tempo da produtividade.
II – Formação e aprendizagem não coincidem: não há formação sem aprendizagem, mas pode haver aprendizagem sem formação.
III – Na perspectiva grega, a ética é uma forma de viver bem, uma possibilidade de diálogo consigo mesmo, não um dever.
IV – A moral é um compromisso fundado em princípios, que não se aprende para fazer, aprende-se fazendo.

a)     IV somente
b)     I, II e III estão corretas
c)     Todas estão corretas
d)     I, III e IV estão corretas

3. A Professora Maria Machado Campos Malta, em sua palestra Avaliação e Qualidade da Educação Básica: a educação não existe como vácuo social afirma que a Unidade Educacional reflete as questões urbanas. Neste contexto, assinale o que não está correto afirmar:

a)     Uma das características e atitudes dos professores que afetam o desempenho cognitivo dos alunos é ter licenciatura em matemática.
b)     Controlando-se  o nível socioeconômico do alunado, o desempenho dos alunos da rede pública é significamente menor que o dos alunos das escolas privadas.
c)     A visão do diretor sobre o comprometimento dos professores e a percepção de problemas internos e externos à escola afetam positivamente os resultados dos alunos.
d)      Nenhum fator familiar interfere no desempenho cognitivo dos alunos

4.  A Professora Doutora Mônica Appezzato Pinazza em sua palestra Concepção de infância no Ensino Fundamental de 9 anos afirma que:

I – A concepção de infância atualmente fica restrita à Educação Infantil, enquanto deveria ser expandida também ao Ensino Fundamental.
II – O reconhecimento e o estudo analítico das práticas da RME são fundamentais para a mudança estrutural que se pretende
III – A formação integrada de educadores e a criação de atividades intergeracionais foram estratégias apontadas como fundamentais à integração entre as etapas e modalidades da Educação Básica
IV – O currículo das etapas devem ser unificados a fim de garantir a unidade de trabalho.

a)     I, II, III
b)     I, IV
c)     II, III, IV
d)     Nenhuma alternativa está correta.

5) Há práticas que concretizam as concepções desejadas, mas, em parte, as práticas ainda refletem:

a)     A criança não é vista como um sujeito de direitos, revelando uma concepção adultocêntrica.
b)     As unidades educacionais têm trabalhado no sentido de garantir o protagonismo infantil.
c)     Não há mais escolarização da infância
d)     O brincar é um direito e é fundamental do desenvolvimento integral das crianças


6. A Gestão Pedagógica é a base para a implantação do Programa Mais Educação São Paulo e está diretamente relacionada a:


a)     Coordenadores Pedagógicos envolvidos e compromissados com a formação em serviço e que tenham pauta definida para reuniões pedagógicas e horários de formação.
b)     Projetos Políticos Pedagógicos como instrumentos fundamentais da Gestão Pedagógica, os horários coletivos de formação e as reuniões pedagógicas como espaço de reflexão.
c)     Um trabalho burocrático e administrativo bem organizado e compromissado
d)     Um diretor que seja liderança para o grupo e saiba conduzir a gestão de forma democrática

7.  O Programa Mais Educação São Paulo propõe para a Rede Municipal de Ensino de São Paulo uma:

a)     Nova concepção de ensino e aprendizagem pautada nos princípios do construtivismo e sociocontrutivismo
b)     Proposta inovadora que atende às dificuldades de Língua Portuguesa e Matemática das escolas
c)     Uma nova configuração para o Ensino Fundamental de 9 (nove) anos em 3 (três) ciclos de 3(três) anos.
d)     Uma proposta diferente de promoção automática.

8. A docência compartilhada que ocorre no Ciclo Interdisciplinar requer:

I – Que professores do Ensino Fundamental II e Fundamental I aprendam a trabalhar em prol do aluno;
II – a realização de projetos em parceria entre os professores especialistas/professores do Ensino Fundamental II e o professor polivalente/Professor de Educação Infantil – Ensino Fundamental I para uma intervenção didático-pedagógica mais adequada a este grupo.
III – a possibilidade dos educadores comporem sua jornada de opção já que a caracterização dos Ciclos Interdisciplinar e Autoral envolverá diferentes projetos para esta finalidade.
IV  – O necessário ingresso dos docentes na Jornada Especial Integral de Formação – JEIF já que é imprescindível que todos participem da formação em serviço

a)     Todas estão corretas
b)     II e III
c)     I, III e IV
d)     II somente

9 – O TCA (Trabalho Colaborativo de Autoria) se constitui em:

a)     Um trabalho sobre temas atuais que envolve a todos os alunos do Ciclo Autoral
b)     Um exercício de sistematização de projetos com o objetivo de desenvolver a técnica de aprender
c)     A construção de um projeto como atividade pedagógica, no interior da reorganização curricular proposta pelo Programa Mais Educação São Paulo
d)     Um instrumento importante de avaliação dos alunos com o objetivo de promover a continuidade dos estudos no ensino médio.

10 –  O Prof. Dr. Fernando José de Almeida, em seu artigo na Revista Magistério, propõe importantes reflexões sobre a aula. Segundo ele, a aula que conhecemos hoje vem do Séc. XVIII e ela sempre foi:

a)     Uma forma antropológica de passar entre gerações os valores, conhecimentos, tradições, formas de sobrevivência.
b)     Uma forma social de manter o “status quo” garantindo a aprendizagem de alguns.
c)     Uma forma de ensinar democraticamente a todos
d)     Uma forma de garantir a educação de crianças já que suas famílias precisavam trabalhar e já não conseguiam educar seus filhos em casa.





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