segunda-feira, 24 de março de 2014

Émile Durkheim - pequeno resumo

 

 

Émile Durkheim - pequeno resumo


Para o sociólogo francês, a principal função do professor é formar cidadãos capazes de contribuir para a harmonia social


Para Durkheim, quanto mais eficiente for o ensino, melhor para a sociedade

Frases de Émile Durkheim:

"A educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto"

"A sociedade e cada meio social particular determinam o ideal que a educação realiza"


Émile Durkheim nasceu em 1858, em Épinal, no noroeste da França, próximo à fronteira com a Alemanha. Era filho de judeus e optou por não seguir o caminho do rabinato, como era costume na sua família. Mais tarde declarou-se agnóstico. Depois de formar-se, lecionou pedagogia e ciências sociais na Faculdade de Letras de Bordeaux, de 1887 a 1902. A cátedra de ciências sociais foi a primeira em uma universidade francesa e foi concedida justamente àquele que criaria a Escola Sociológica Francesa. Seus alunos eram, sobretudo, professores do ensino primário. Durkheim não repartiu o seu tempo nem o pensamento entre duas atividades distintas por mero acaso. Abordou a educação como um fato social. "Estou convicto de que não há método mais apropriado para pôr em evidência a verdadeira natureza da educação", declarou. A partir de 1902, foi auxiliar de Ferdinand Buisson na cadeira de ciência da educação na Sorbonne e o sucedeu em 1906. Estava plenamente preparado para o posto, pois não parara de dedicar-se aos problemas do ensino. Dentro da educação moral, psicologia da criança ou história das doutrinas pedagógicas, não há campos que ele não tenha explorado. Suas obras mais famosas são A Divisão do Trabalho Social e O Suicídio. Morreu em 1917, supostamente pela tristeza de ter perdido o filho na Primeira Guerra Mundial, no ano anterior.

Em cada aluno há dois seres inseparáveis, porém distintos. Um deles seria o que o sociólogo francês Émile Durkheim chamou de individual. Tal porção do sujeito - o jovem bruto -, segundo ele, é formada pelos estados mentais de cada pessoa. O desenvolvimento dessa metade do homem foi a principal função da educação até o século 19. Principalmente por meio da psicologia, entendida então como a ciência do indivíduo, os professores tentavam construir nos estudantes os valores e a moral. A caracterização do segundo ser foi o que deu projeção a Durkheim. "Ele ampliou o foco conhecido até então, considerando e estimulando também o que concebeu como o outro lado dos alunos, algo formado por um sistema de idéias que exprimem, dentro das pessoas, a sociedade de que fazem parte", explica Dermeval Saviani, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas.

Dessa forma, Durkheim acreditava que a sociedade seria mais beneficiada pelo processo educativo. Para ele, "a educação é uma socialização da jovem geração pela geração adulta". E quanto mais eficiente for o processo, melhor será o desenvolvimento da comunidade em que a escola esteja inserida.

Nessa concepção durkheimiana (também chamada de funcionalista), as consciências individuais são formadas pela sociedade. Ela é oposta ao idealismo, de acordo com o qual a sociedade é moldada pelo "espírito" ou pela consciência humana. "A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios - sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento - que baliza a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela", escreveu Durkheim.

Essa teoria, além de caracterizar a educação como um bem social, a relacionou pela primeira vez às normas sociais e à cultura local, diminuindo o valor que as capacidades individuais têm na constituição de um desenvolvimento coletivo. "Todo o passado da humanidade contribuiu para fazer o conjunto de máximas que dirigem os diferentes modelos de educação, cada uma com as características que lhe são próprias. As sociedades cristãs da Idade Média, por exemplo, não teriam sobrevivido se tivessem dado ao pensamento racional o lugar que lhe é dado atualmente", exemplificou o pensador.
Ensino público e laico
Durkheim não desenvolveu métodos pedagógicos, mas suas idéias ajudaram a compreender o significado social do trabalho do professor, tirando a educação escolar da perspectiva individualista, sempre limitada pelo psicologismo idealista - influenciado pelas escolas filosóficas alemãs de Kant (1724-1804) e Hegel (1770-1831). "Segundo Durkheim, o papel da ação educativa é formar um cidadão que tomará parte do espaço público, não somente o desenvolvimento individual do aluno", explica José Sérgio Fonseca de Carvalho, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Nas palavras de Durkheim, "a educação tem por objetivo suscitar e desenvolver na criança estados físicos e morais que são requeridos pela sociedade política no seu conjunto". Tais exigências, com forte influência no processo de ensino, estão relacionadas à religião, às normas e sanções, à ação política, ao grau de desenvolvimento das ciências e até mesmo ao estado de progresso da indústria local.

Se a educação for desligada das causas históricas, ela se tornará apenas exercício da vontade e do desenvolvimento individual, o que para ele era incompreensível: "Como é que o indivíduo pode pretender reconstruir, por meio do único esforço da sua reflexão privada, o que não é obra do pensamento individual?" E ele mesmo respondeu: "O indivíduo só poderá agir na medida em que aprender a conhecer o contexto em que está inserido, a saber quais são suas origens e as condições de que depende. E não poderá sabê-lo sem ir à escola, começando por observar a matéria bruta que está lá representada". Por tudo isso, Durkheim é também considerado um dos mentores dos ideais republicanos de uma educação pública, monopolizada pelo Estado e laica, liberta da influência do clero romano.

Autoridade do professor
Durkheim sugeria que a ação educativa funcionasse de forma normativa. A criança estaria pronta para assimilar conhecimentos - e o professor bem preparado, dominando as circunstâncias. "A criança deve exercitar-se a reconhecer [a autoridade] na palavra do educador e a submeter-se ao seu ascendente; é por meio dessa condição que saberá, mais tarde, encontrá-la na sua consciência e aí se conformar a ela", propôs ele. "Em Durkheim, a autonomia da vontade só existe como obediência consentida", diz Heloísa Fernandes, da Faculdade de Ciências Sociais da USP. O sociólogo francês foi criticado por Jean Piaget (1896-1980) e Pierre Bourdieu (1930-2002), defensores da idéia de que a criança determina seus juízos e relações apenas com estímulos de seus educadores, sem que estes exerçam, necessariamente, força autoritária sobre ela.

Durkheim e a educação: padrão social
A elaboração, adoção e socialização dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) foi uma grande conquista para a educação brasileira. Houve padronização na indicação dos conteúdos curriculares e uma clara demonstração do que o governo espera dos jovens que deixarão os bancos escolares nos próximos anos. Para o professor Dermeval Saviani, da Unicamp, esse fato tem certa relação com as concepções de Durkheim. "Os currículos são sugeridos para todos. Esses documentos mostram as necessidades da sociedade. Agora, cabe aos estabelecimentos de ensino pegar essas indicações e moldá-las aos estudantes", explica. "A idéia de fundo é colocar as pessoas certas nos lugares certos, onde a comunidade precisa", diz.

Para pensar
Durkheim dizia que a criança, ao nascer, trazia consigo só a sua natureza de indivíduo. "A sociedade encontra-se, a cada nova geração, na presença de uma tábua rasa sobre a qual é necessário construir novamente", escreveu. Os professores, como parte responsável pelo desenvolvimento dos indivíduos, têm um papel determinante e delicado. Devem transmitir os conhecimentos adquiridos, com cuidado para não tirar a autonomia de pensamento dos jovens. A proposta de Durkheim levará o aluno a avançar sozinho? Esse modelo de formação externa contraria a independência nos estudos? Ou será uma condição para que a educação cumpra seu papel social e político?

Nenhum comentário:
Write comentários

Categoria

1° ANO (20) 2° ANO (19) 2° chamada (3) 2014 (5) 3° ANO (20) 3ª Chamada (1) 4° ANO (10) 5° ANO (9) Abril (1) Alfabético (2) Alfabetização (37) Alfabeto (2) Apostila grátis (9) aprovados (1) Atividade com parlenda (1) Atividade de Carnaval (6) Atividade para Berçario (2) Atividades com Parlenda (1) atividades com vogais (3) Atividades Dias das Mães (1) Atividades Diversas (17) Atividades Para EMEI (7) Atividades por Hipótese Silábica (9) Atividades Volta as aulas (8) Atribuição de aula (5) Audio Book (10) AUTORES (76) Avaliação Diagnóstica (2) AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS (1) baixar (15) Beneficios (1) Biblioteca Virtual (1) BOLSAS DE ESTUDOS (2) Braille (1) Brincadeiras e Cantigas de Roda (2) Brinde (10) brindes (3) cadastro Emergencial (1) CALENDÁRIOS (4) Cartão do Educador (1) chamada (3) Ciências (1) Como passar (1) concurso (16) CONCURSO 2017 (2) Concurso Fundamental II MATERIAL (8) Concurso Professor 2017 (1) Concurso Público (7) Concurso SESI (1) Concursos (20) Concursos pebsp (3) Conhecimento específico - CARGO DE PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL (1) Conhecimento específico - CARGO DE PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL-OSASCO (11) Conteúdo Professor De Educação Básica I (1) Conteúdo Professor De Educação Básica I- OSASCO (7) Convocação SP (2) Cultura (6) CURSO (73) Curso de extensão (3) Curso grátis (34) Cursos a Distância (28) cursos grátis (4) DATA COMEMORATIVA (5) Descontos (1) Desenhos para colorir (1) Dezembro (1) Dicas Para Concurso (10) Didaticos (7) Dinâmica em grupo (4) Diretorias de Ensino (2) Dissertativas (5) Documentos Institucionais (35) Download (20) Dúvidas (1) Edital Osasco 2017 (1) Editora (1) Educação Infantil (12) EJA (2) Emprego (21) Escolha Concurso (1) Estágio (2) Eventos Estudantes (1) Evoluçao Cursos SME (8) Evolução Cursos SME (9) Evolução Funcional (28) Evolução Funcional Curso Sindicato (3) Evolução Funcional Curso SME (6) Feira do Estudante (1) Festa Junina (4) Fevereiro (8) FILMES (1) Formação (2) freelance (2) Gibis (1) Graduação Grátis (7) GRÁTIS (47) histórias (16) Inscrições 25/05/2017 (1) Inscrições 30/05/2017 (1) Janeiro (2) Junho (5) Laser (6) Laudo médico (1) LEIS (18) LETRA A (1) Libras (1) Licenciatura (10) listas (1) Literatura Brasileira (3) literatura infantil (1) LIVROS (46) Livros de Alfabetização (37) Livros de Educação Infantil (4) Livros de Matemática (3) Livros em Áudio (8) Maio (1) Mapas Mentais (1) Março (3) Material - Concurso Estado PEB I (39) Material - Concurso PMSP - Professor CEI 2015 (82) Material Concurso Prefeitura de Osasco (23) Material Para Concurso (94) material para o Maternal (7) Médoto Léo Dupret (1) Meio Ambiente (1) MODELOS (18) Moldes e Modelos (7) Musicas (7) Natureza e Sociedade (1) Necessidades Educacionais Especiais (13) Noticias (8) Oportunidades (4) Oportunidades de empregos (10) Palestras (3) Paradidáticos (1) Parlenda de A a Z. (1) Páscoa (1) Passeios Para Escolas (2) Planejamento Anual (8) Plano de aula (6) Português (2) Pós Graduação (15) Pré Silábico (5) Produção de texto (1) Programa de férias (1) Projetos (7) prorrogação de concurso (1) Provas (9) Provinha Brasil (1) Publicação 23/05/2017 (5) Públicação 23/05/2017 (1) Publicações Institucionais (4) Receba grátis (1) Recreio nas Férias 2016 (1) relatório educação infantil (2) Relatório Individual (3) Requisitos para Posse (1) Revistas (1) seminários (1) Sequência Didática. (7) Silábico Alfabético (3) SIMULADOS (26) Teatro (1) Telefones Úteis (1) Usp (1) Utilidade Pública (1) Vagas (23) Vagas para escolha (3) Valor Sonoro (1)