segunda-feira, 24 de março de 2014

Friedrich Froebel - pequeno resumo

 

 

Friedrich Froebel - pequeno resumo


O criador dos jardins-de-infância defendia um ensino sem obrigações porque o aprendizado depende dos interesses de cada um e se faz por meio da prática



As técnicas utilizadas até hoje na Educação Infantil devem muito a Froebel

Educação espontânea
O caminho para isso seria deixar a criança livre para expressar seu interior e perseguir seus interesses. Froebel adotava, assim, a idéia contemporânea do “aprender a aprender”. Para ele, a educação se desenvolve espontaneamente. Quanto mais ativa é a mente da criança, mais ela é receptiva a novos conhecimentos.

O ponto de partida do ensino seriam os sentidos e o contato que eles criam com o mundo. Portanto, a educação teria como fundamento a percepção, da maneira como ela ocorre naturalmente nos pequenos. Isso não quer dizer que ele descartasse totalmente o ensino diretivo, visto como um recurso legítimo caso o aluno não apresentasse o desenvolvimento esperado. De modo geral, no entanto, a pedagogia de Froebel pode ser considerada como defensora da liberdade.

O educador acreditava que as crianças trazem consigo uma metodologia natural que as leva a aprender de acordo com seus interesses e por meio de atividade prática. Ele combatia o excesso de abstração da educação de seu tempo, argumentando que ele afastava os alunos do aprendizado. Na primeira infância, dizia, o importante é trabalhar a percepção e a aquisição da linguagem. No período propriamente escolar, seria a vez de trabalhar religião, ciências naturais, matemática, linguagem e artes.

Froebel defendia a educação sem imposições às crianças porque, segundo sua teoria, elas passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado, com características específicas, antecipando as idéias do suíço Jean Piaget (1896-1980). Froebel detectou três estágios: primeira infância, infância e idade escolar. “Em seus escritos, ele demonstra como a brincadeira e a fala, observadas pelo adulto, permitem apreender o nível de desenvolvimento e a forma de relacionamento infantil com o mundo exterior”, diz Alessandra Arce.

Froebel não fez a separação entre religião e ensino, consagrada atualmente, mas via a educação como uma atividade em que escola e família caminham juntas, outra característica que o aproxima da prática contemporânea.

Brinquedos criados para aprender
Froebel considerava a Educação Infantil indispensável para a formação da criança – e essa idéia foi aceita por grande parte dos teóricos da educação que vieram depois dele. O objetivo das atividades nos jardins-de-infância era possibilitar brincadeiras criativas. As atividades e o material escolar eram determinados de antemão, para oferecer o máximo de oportunidades de tirar proveito educativo da atividade lúdica. Froebel desenhou círculos, esferas, cubos e outros objetos que tinham por objetivo estimular o aprendizado. Eles eram feitos de material macio e manipulável, geralmente com partes desmontáveis. As brincadeiras eram acompanhadas de músicas, versos e dança. Os objetos criados por Froebel eram chamados de “dons” ou “presentes” e havia regras para usá-los, que precisariam ser dominadas para garantir o aproveitamento pedagógico. As brincadeiras previstas por Froebel eram, quase sempre, ao ar livre para que a turma interagisse com o ambiente. “Todos os jogos que envolviam os ‘dons’ começavam com as pessoas formando círculos, movendo-se e cantando, pois assim conseguiam atingir a perfeita unidade”, diz Alessandra Arce. Para Froebel, era importante acostumar as crianças aos trabalhos manuais. A atividade dos sentidos e do corpo despertaria o germe do trabalho, que, segundo o educador alemão, seria uma imitação da criação do universo por Deus.

Para pensar
Froebel chegou a suas conclusões sobre a psicologia infantil observando as brincadeiras e os jogos das crianças. Diante das atividades espontâneas de seus alunos, você já pensou que tem a oportunidade de entender a psicologia de cada um e também de depreender algumas características da faixa etária a que eles pertencem?

*******BAIXAR: O IDEALIZADOR DA JARDIM DE INFÂNCIA- FRIEDRICH FROEBEL********* 

Nenhum comentário:
Write comentários

Categoria

1° ANO (20) 2° ANO (19) 2° chamada (3) 2014 (5) 3° ANO (20) 3ª Chamada (1) 4° ANO (10) 5° ANO (9) Abril (1) Alfabético (2) Alfabetização (37) Alfabeto (2) Apostila grátis (9) aprovados (1) Atividade com parlenda (1) Atividade de Carnaval (6) Atividade para Berçario (2) Atividades com Parlenda (1) atividades com vogais (3) Atividades Dias das Mães (1) Atividades Diversas (17) Atividades Para EMEI (7) Atividades por Hipótese Silábica (9) Atividades Volta as aulas (8) Atribuição de aula (5) Audio Book (10) AUTORES (76) Avaliação Diagnóstica (2) AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS (1) baixar (15) Beneficios (1) Biblioteca Virtual (1) BOLSAS DE ESTUDOS (2) Braille (1) Brincadeiras e Cantigas de Roda (2) Brinde (10) brindes (3) cadastro Emergencial (1) CALENDÁRIOS (4) Cartão do Educador (1) chamada (3) Ciências (1) Como passar (1) concurso (16) CONCURSO 2017 (2) Concurso Fundamental II MATERIAL (8) Concurso Professor 2017 (1) Concurso Público (7) Concurso SESI (1) Concursos (20) Concursos pebsp (3) Conhecimento específico - CARGO DE PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL (1) Conhecimento específico - CARGO DE PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL-OSASCO (11) Conteúdo Professor De Educação Básica I (1) Conteúdo Professor De Educação Básica I- OSASCO (7) Convocação SP (2) Cultura (6) CURSO (73) Curso de extensão (3) Curso grátis (34) Cursos a Distância (28) cursos grátis (4) DATA COMEMORATIVA (5) Descontos (1) Desenhos para colorir (1) Dezembro (1) Dicas Para Concurso (10) Didaticos (7) Dinâmica em grupo (4) Diretorias de Ensino (2) Dissertativas (5) Documentos Institucionais (35) Download (20) Dúvidas (1) Edital Osasco 2017 (1) Editora (1) Educação Infantil (12) EJA (2) Emprego (21) Escolha Concurso (1) Estágio (2) Eventos Estudantes (1) Evoluçao Cursos SME (8) Evolução Cursos SME (9) Evolução Funcional (28) Evolução Funcional Curso Sindicato (3) Evolução Funcional Curso SME (6) Feira do Estudante (1) Festa Junina (4) Fevereiro (8) FILMES (1) Formação (2) freelance (2) Gibis (1) Graduação Grátis (7) GRÁTIS (47) histórias (16) Inscrições 25/05/2017 (1) Inscrições 30/05/2017 (1) Janeiro (2) Junho (5) Laser (6) Laudo médico (1) LEIS (18) LETRA A (1) Libras (1) Licenciatura (10) listas (1) Literatura Brasileira (3) literatura infantil (1) LIVROS (46) Livros de Alfabetização (37) Livros de Educação Infantil (4) Livros de Matemática (3) Livros em Áudio (8) Maio (1) Mapas Mentais (1) Março (3) Material - Concurso Estado PEB I (39) Material - Concurso PMSP - Professor CEI 2015 (82) Material Concurso Prefeitura de Osasco (23) Material Para Concurso (94) material para o Maternal (7) Médoto Léo Dupret (1) Meio Ambiente (1) MODELOS (18) Moldes e Modelos (7) Musicas (7) Natureza e Sociedade (1) Necessidades Educacionais Especiais (13) Noticias (8) Oportunidades (4) Oportunidades de empregos (10) Palestras (3) Paradidáticos (1) Parlenda de A a Z. (1) Páscoa (1) Passeios Para Escolas (2) Planejamento Anual (8) Plano de aula (6) Português (2) Pós Graduação (15) Pré Silábico (5) Produção de texto (1) Programa de férias (1) Projetos (7) prorrogação de concurso (1) Provas (9) Provinha Brasil (1) Publicação 23/05/2017 (5) Públicação 23/05/2017 (1) Publicações Institucionais (4) Receba grátis (1) Recreio nas Férias 2016 (1) relatório educação infantil (2) Relatório Individual (3) Requisitos para Posse (1) Revistas (1) seminários (1) Sequência Didática. (7) Silábico Alfabético (3) SIMULADOS (26) Teatro (1) Telefones Úteis (1) Usp (1) Utilidade Pública (1) Vagas (23) Vagas para escolha (3) Valor Sonoro (1)