sexta-feira, 27 de junho de 2014

Resolva as questões do simulado sobre conhecimentos pedagógicos



1. A Lei de Diretrizes e Bases, Lei nº. 9394/96, em seu art. 3º enfatiza os princípios norteadores do ensino no Brasil. Analise-os:
I. Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.
II. Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas.
III. Respeito à liberdade e apreço à tolerância.
Está(ão) correto(s) apenas o(s) princípio(s):
A) I, II
B) II
C) III
D) I, II, III


2. Os temas transversais relacionados nos Parâmetros Curriculares Nacionais, PCN’s, referem-se, EXCETO:
A) Questões que interferem na vida dos alunos e com as quais se veem confrontados no seu dia-a-dia.
B) São um conjunto de temas que aparecem transversalizados nas áreas definidas.
C) Constituem novas áreas para trabalhar com os alunos.
D) Meio ambiente, saúde e ética são temas transversais.



3. NÃO é uma prática correta do Projeto Pedagógico na escola:
A) Ensinar a partir de valores da visão do homem, da sociedade em geral e do conhecimento.
B) Reconhecer o referencial teórico e a filosofia da escola.
C) Definir metas de avaliação, na intenção de classificar a aprendizagem dos alunos.
D) Propor a prática de projetos coletivos na escola.


4. Visando à formação básica do cidadão, a LDB, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, dispõe para o Ensino Fundamental que a escola deverá promover, EXCETO:
A) O desenvolvimento da capacidade de aprender, a partir do domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
B) A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento superiores.
C) O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca e, que assenta a vida social.
D) O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos, habilidades e formação de valores.



5. Sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN’s, marque o INCORRETO:
A) São elaborados pelo MEC e colocados à disposição das escolas, visando à melhoria da educação, em todo o país.
B) É uma proposta governamental que impõe um modelo curricular único.
C) Sugere a adequação do currículo escolar à realidade educacional e a peculiaridade da clientela que atende.
D) Os temas transversais dos PCN’s tratam da interdisciplinaridade, como proposta de estabelecer comunicações entre as disciplinas escolares.
6. A avaliação do aproveitamento escolar, praticada como atribuição de qualidade aos resultados da aprendizagem dos educandos visa, EXCETO:
A) Coletar, analisar e sintetizar as manifestações das condutas dos educandos.
B) O aspecto classificatório sob a forma de verificação.
C) A reorientação imediata da aprendizagem, caso se mostre com resultados insatisfatórios.
D) O encaminhamento dos educandos para passos subsequentes da aprendizagem, caso se considere satisfatório os resultados da avaliação.


7. A importância de trabalhar os conteúdos de ciências naturais nos anos iniciais do ensino fundamental têm grande contribuição na formação e desenvolvimento dos alunos. Faça a correspondência dos pressupostos metodológicos e assinale a alternativa correta.
A. Conteúdos conceituais.
B. Conteúdos procedimentais.
C. Conteúdos atitudinais.
I. Envolvem fatos e princípios.
II. Abrangem regras, técnicas, habilidades e modo de agir.
III. Envolvem a abordagem de valores, normas e atitudes.
A) AIII – BI – CII.
B) AII – BI – CIII.
C) AI – BIII – CII.
D) AI – BII – CIII.
E) AIII – BII – CI.



8. O Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei 8069/90, no parágrafo único do artigo 4º diz que a garantia de prioridade compreende I. primazia de receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias.
II. precedência de atendimento nos serviços públicos ou de relevância pública.
III. preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas.
IV. destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção à
infância e à juventude.
A) Apenas I e II estão corretas.
B) Apenas II e III estão corretas.
C) Apenas I, II e III estão corretas.
D) Apenas II, III e IV estão corretas.
E) I, II, III e IV estão corretas



9. A educação básica poderá organizar-se
A) em séries anuais, períodos semestrais e ciclos.
B) em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
C) em séries anuais, períodos semestrais, ciclos ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.
D) em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios.
E) em séries anuais, períodos semestrais, ciclos, grupos não-seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização.


10. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, constitui direito da criança de
A) zero a cinco anos e onze meses.
B) zero a quatro anos e onze meses.
C) zero a três anos e onze meses.
D) zero a seis anos e onze meses.
E) zero a seis anos.estão 19


11. A Educação Infantil será oferecida em Creches ou entidades equivalentes para crianças de até
A) 1 (um) ano e 11(onze) meses de idade.
B) 2 (anos) anos e 11(onze) meses de idade.
C) 3 (três) anos e 11(onze) meses de idade.
D) 4 (quatro) anos e 11(onze) meses de idade.
E) 4 (quatro) anos de idade.



12. Preencha as lacunas abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta. A frequência ao Curso de Educação para Jovens e Adultos é _____________,exigindo-se o mínimo de _________________da carga horária total de____________, no limite imposto pela legislação.
A) obrigatória / 75% (setenta e cinco por cento) / cada fase
B) obrigatória / 60% (sessenta por cento) / cada fase
C) facultativa / 75% (setenta e cinco por cento) / cada fase
D) facultativa / 75% (setenta e cinco por cento) / todas as fases
E) obrigatória / 60% (sessenta por cento) / todas as fases


13. A escola de Educação Especial para o Ensino Fundamental deverá cumprir um mínimo de
A) 200 dias letivos e 800 horas.
B) 200 dias letivos e 600 horas.
C) 200 dias letivos e 700 horas.
D) 180 dias letivos e 800 horas.
E) 180 dias letivos e 600 horas


14. A educação e a aprendizagem são construídas a todo o momento de maneira formal e informal. Assinale o que for correto frente ao processo de aprendizagem formal.
A) A rotina de atividades desenvolvidas na escola não interfere o processo de aprendizagem.
B) As atividades desenvolvidas na escola contribuem com a assimilação do conteúdo, mas não com a formação do indivíduo.
C) A mediação realizada pelo professor, é importante para a aprendizagem consistente.
D) O indivíduo aprenderá de qualquer forma, independentemente de recursos e mediações.
E) Recursos materiais por si só, são capazes de produzir conhecimento



15. Os conceitos de Assimilação e Acomodação foram contribuições de qual teórico?
A) Jean Piaget.
B) Jean Jaques Rousseau.
C) Sigmund Freud.
D) Karl Marx.
E) Adam Smith.


16. Assinale a alternativa que associa corretamente os números do primeiro bloco de palavras à(s) letra(s) do segundo bloco.
1. Pedagogia Tradicional.
2. Tecnicismo.
3. Construtivismo.
a. Prática pedagógica altamente controlada e dirigida pelo professor, com atividades mecânicas inseridas numa proposta educacional rígida e passível de ser totalmente programada em detalhes.
b. As idéias de descobrir, inventar, redescobrir, criar, sendo que aquilo que se faz é tão importante quanto o motivo e a maneira que se faz.
c. Prática pedagógica altamente controlada e dirigida pelo professor; proposta educacional rígida, com atividades mecânicas.
d. Prática pedagógica que se caracteriza pela sobrecarga de informações veiculadas ao aluno; processo de aquisição de conhecimento muitas vezes destituído de significação.
e. O conhecimento já adquirido pelo aluno não é valorizado, sendo a cartilha sequencialmente seguida, a base do processo de alfabetização
A) 1A, 1D, 2B, 3C e 3E.
B) 1B, 2C, 2D, 3A e 3E.
C) 1D, 1E, 2A, 2C e 3B.
D) 1C, 1E, 2A, 2B e 3D.
E) 1E, 2C, 2B, 3A e 3D.


17. Algumas concepções pedagógicas norteiam o trabalho realizado nas instituições de ensino. Dentre elas destacamos a concepção da Pedagogia Tradicional que muito contribuiu para o surgimento de outras concepções. Assinale a alternativa INCORRETA, que caracteriza a Pedagogia Tradicional.
A) Defende que aluno participe e construa seus conhecimentos através de exercícios de memorização.
B) É uma proposta centrada no professor, que lhe cabe ensinar o conteúdo através de aulas expositivas e com exercícios de memorização.
C) Caracteriza-se pela construção do conhecimento através da interação entre professor e aluno.
D) Evidencia o professor como o defensor do saber e o principal agente de transformação da aprendizagem.
E) Enfoca um processo tradicional, onde o professor ensina e o aluno aprende.


18. Assinale a alternativa INCORRETA. Quem assegura a criança, direitos previstos na LDB, que tem por finalidade protegê-la e proporcionar uma formação consistente?
A) O pleno desenvolvimento da criança nos aspectos físico, psicológico, intelectual e social deve ser garantido até os seis anos de idade.
B) As funções de educar e cuidar devem estar integradas, para que haja a promoção do desenvolvimento da criança.
C) A avaliação deve visar o aprimoramento da ação educativa.
D) As habilidades da criança, a observação e o registro do desenvolvimento da criança é de responsabilidade do profissional do ensino fundamental e não da educação infantil.
E) A reflexão da prática pedagógica do profissional da educação infantil deve ocorrer para o alcance dos objetivos estabelecidos.







GABARITO:
1. D; 2.C; 3.C; 4.B; 5.B; 6.B; 7.D; 8.E; 9.B; 10.A; 11.C; 12.A; 13.A; 14.C; 15.A; 16.C; 17.C; 18.D.

2 comentários:
Write comentários
  1. A questão 13 não seria a Escola de Educação infantil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. § 3º - A escola de educação especial deverá cumprir um mínimo de 200 dias letivos e 800 horas para o ensino fundamental e médio e estipular um mínimo de dias letivos para a educação infantil.

      Duvidas segue o link: Deliberação CEE nº 5/00
      Fixa normas para Educação de Alunos que apresentam necessidade educacionais especiais na Educação Básica do sistema Estadual de Ensino.

      http://www.sieeesp.org.br/index.php?acao=48&codigo=195

      Excluir

Categoria

1° ANO (20) 2° ANO (19) 2° chamada (3) 2014 (5) 3° ANO (20) 3ª Chamada (1) 4° ANO (10) 5° ANO (9) Abril (1) Alfabético (2) Alfabetização (37) Alfabeto (2) Apostila grátis (9) aprovados (1) Atividade com parlenda (1) Atividade de Carnaval (6) Atividade para Berçario (2) Atividades com Parlenda (1) atividades com vogais (3) Atividades Dias das Mães (1) Atividades Diversas (17) Atividades Para EMEI (7) Atividades por Hipótese Silábica (9) Atividades Volta as aulas (8) Atribuição de aula (5) Audio Book (10) AUTORES (76) Avaliação Diagnóstica (2) AVALIAÇÕES DIAGNÓSTICAS (1) baixar (15) Beneficios (1) Biblioteca Virtual (1) BOLSAS DE ESTUDOS (2) Braille (1) Brincadeiras e Cantigas de Roda (2) Brinde (10) brindes (3) cadastro Emergencial (1) CALENDÁRIOS (4) Cartão do Educador (1) chamada (3) Ciências (1) Como passar (1) concurso (16) CONCURSO 2017 (2) Concurso Fundamental II MATERIAL (8) Concurso Professor 2017 (1) Concurso Público (7) Concurso SESI (1) Concursos (20) Concursos pebsp (3) Conhecimento específico - CARGO DE PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL (1) Conhecimento específico - CARGO DE PROFESSOR DE DESENVOLVIMENTO INFANTIL-OSASCO (11) Conteúdo Professor De Educação Básica I (1) Conteúdo Professor De Educação Básica I- OSASCO (7) Convocação SP (2) Cultura (6) CURSO (73) Curso de extensão (3) Curso grátis (34) Cursos a Distância (28) cursos grátis (4) DATA COMEMORATIVA (5) Descontos (1) Desenhos para colorir (1) Dezembro (1) Dicas Para Concurso (10) Didaticos (7) Dinâmica em grupo (4) Diretorias de Ensino (2) Dissertativas (5) Documentos Institucionais (35) Download (20) Dúvidas (1) Edital Osasco 2017 (1) Editora (1) Educação Infantil (12) EJA (2) Emprego (21) Escolha Concurso (1) Estágio (2) Eventos Estudantes (1) Evoluçao Cursos SME (8) Evolução Cursos SME (9) Evolução Funcional (28) Evolução Funcional Curso Sindicato (3) Evolução Funcional Curso SME (6) Feira do Estudante (1) Festa Junina (4) Fevereiro (8) FILMES (1) Formação (2) freelance (2) Gibis (1) Graduação Grátis (7) GRÁTIS (47) histórias (16) Inscrições 25/05/2017 (1) Inscrições 30/05/2017 (1) Janeiro (2) Junho (5) Laser (6) Laudo médico (1) LEIS (18) LETRA A (1) Libras (1) Licenciatura (10) listas (1) Literatura Brasileira (3) literatura infantil (1) LIVROS (46) Livros de Alfabetização (37) Livros de Educação Infantil (4) Livros de Matemática (3) Livros em Áudio (8) Maio (1) Mapas Mentais (1) Março (3) Material - Concurso Estado PEB I (39) Material - Concurso PMSP - Professor CEI 2015 (82) Material Concurso Prefeitura de Osasco (23) Material Para Concurso (94) material para o Maternal (7) Médoto Léo Dupret (1) Meio Ambiente (1) MODELOS (18) Moldes e Modelos (7) Musicas (7) Natureza e Sociedade (1) Necessidades Educacionais Especiais (13) Noticias (8) Oportunidades (4) Oportunidades de empregos (10) Palestras (3) Paradidáticos (1) Parlenda de A a Z. (1) Páscoa (1) Passeios Para Escolas (2) Planejamento Anual (8) Plano de aula (6) Português (2) Pós Graduação (15) Pré Silábico (5) Produção de texto (1) Programa de férias (1) Projetos (7) prorrogação de concurso (1) Provas (9) Provinha Brasil (1) Publicação 23/05/2017 (5) Públicação 23/05/2017 (1) Publicações Institucionais (4) Receba grátis (1) Recreio nas Férias 2016 (1) relatório educação infantil (2) Relatório Individual (3) Requisitos para Posse (1) Revistas (1) seminários (1) Sequência Didática. (7) Silábico Alfabético (3) SIMULADOS (26) Teatro (1) Telefones Úteis (1) Usp (1) Utilidade Pública (1) Vagas (23) Vagas para escolha (3) Valor Sonoro (1)